Taxa e massa da mais-valia

Taxa e massa da mais-valia

A massa da mais-valia, de que se apropria o capitalista, é a magnitude absoluta da mais-valia.
A magnitude relativa da mais-valia, ou seja, o grau de ampliação do capital variável, é determinada pela proporção entre a mais-valia e o capital variável (  p/v ). Esta proporção expressa em tanto por cento denominou-a K. Marx – taxa de mais-valia e designou-a com a letra p’.

O valor do capital variável é igual ao valor da força de trabalho comprada pelo capitalista, e o valor desta última determina as proporções de trabalho necessário do operário. Dito por outras palavras, o capital variável reproduz, durante o tempo de trabalho, o trabalho necessário do operário.

A mais-valia é criada pelo sobre trabalho do operário durante o temo adicional. Por isso, a razão entre a mais-valia e o capital variável é a mesma que entre o sobre trabalho e o trabalhão necessário, ou seja: p'=p/v=(sobre trabalho)/(trabalho necessário)

No primeiro caso p/v ), a taxa de mais-valia expressa-se em forma de trabalho materializado, no segundo ,(sobre trabalho)/(trabalho necessário)  em forma de trabalho corrente. A relação entre sobre trabalho e trabalho necessário(sobre trabalho)/(trabalho necessário) expressa o grau de exploração  do produtor pelo proprietário dos meios de produção em qualquer sociedade antagónica. E a relação entre a mais-valia e o capital variável p/v ) é a forma especifica da expressão do grau de exploração dos operário assalariados pelo capitalista.

“…a taxa de mais-valia – escreveu Marx – é a expressão exacta do grau de exploração da força de trabalho pelo capital  ou do operário pelo capitalista”…(1)

A taxa de mais-valia mostra como se distribui o valor recém-criado (v+p) entre o capitalista e o operário assalariado, assim como que parte da jornada trabalha o operário para si e que parte, para o capitalista.
Se o operário trabalha metade da jornada para si e outra parte para o capitalista o grau de exploração será igual a 100%.

A determinado valor da força de trabalho, a taxa de mais-valia determina a massa de mais-valia que produz o operário. Quanto mais alto é o grau de exploração maior a massa de mais-valia. A relação entre a massa de mais-valia e o grau de exploração reflecte-se na seguinte fórmula:  p'=p/v X 100%. Daí p=v. p’. Por conseguinte, a massa de mais-valia é igual à magnitude do capital variável, antecipado, multiplicado pela taxa de mais – valia.

Com o desenvolvimento do capitalismo eleva-se a taxa de mais-valia, o que prova que incrementa a exploração dos operários. Assim, a taxa de mais – valia na indústria transformadora dos Estados Unidos em 1909 era de 130%; em 1929 era de 158%; em 1953, de 240%, e em 1966, de 314%.

O crescimento do grau de exploração dos operários é condicionado pela sede insaciável de apropriação da mais-valia pelos capitalistas. A elevação da taxa de mais-valia faz-se por duas vias: mediante a produção da mais- valia absoluta e mediante a produção da mais- valia relativa.

(1)  K. Marx. O capital, t. 23, pág. 229


1 comentário:

  1. Por favor, vocês sabem qual é a taxa atual de mais valia aplicada atualmente no Brasil

    ResponderEliminar